Pós-Graduação em Educação


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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, supervisores, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todos os outros profissionais da área educacional e clínica que direta e indiretamente atuam na área de educação.

OBJETIVO:  Desenvolver competências para o atendimento à deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas características, visando o desenvolvimento, socialização e aprendizagem de atividades teóricas-práticas em contextos escolares.

CARGA HORÁRIA: 640H                                            CÓDIGO NO MEC       20.383

COD

DISCIPLINA

01

Didática do Ensino Superior

02

Metodologia da Pesquisa Científica

03

História da Educação Especial no Brasil: Aspectos Legais, Filosóficos e Históricos

04

Bases Teóricas para Inclusão Educacional

05

Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências

06

Necessidades Educacionais Especiais no Sistema Regular de Ensino

07

Deficiência Intelectual: Implicações para uma Prática Educativa Inclusiva

08

Condutas Pedagógicas Inclusivas em Deficiência Intelectual: Procedimentos de Ensino e Avaliação

09

Aspectos Psicossociais, Culturais e Linguísticos dos Diferentes Níveis de Escolaridade em Deficiência Intelectual

10

A Organização do Ambiente Escolar como Fator Estratégico para Inclusão

11

Currículo Escolar e Inclusão em Deficiência Intelectual

12

Jogos e Brincadeiras como Recursos Facilitadores do Desenvolvimento de Sujeitos com Deficiência Intelectual

13

A Informática Viabilizando a Superação de Barreiras Educacionais e Sociais

14

Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa

15

Atendimento Educacional Especializado

16

Recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva

17

Deficiência, Família e Sociedade: Implicações para a Educação Inclusiva

18

Oficina Prática: Elaboração de Materiais Lúdicos Para o Trabalho em Sala de Aula e Estágio Supervisionado

APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT).




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RECONHECIMENTO: Portaria MEC n0 1005 de 17/05/2001 PUBLICAÇÃO: DOU de 22/05/2001