Pós-Graduação em Educação


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EDUCAÇÃO ESPECIAL

PÚBLICO ALVO: Licenciados no curso de Pedagogia e áreas afins, Profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

OBJETIVO: Qualificar profissionais para que atuem atrav√©s de uma Educa√ß√£o Interdisciplinar em organiza√ß√Ķes sociais, e/ou institui√ß√Ķes escolares. Oferecer subs√≠dios te√≥ricos e pr√°ticos que colaborem para a compreens√£o da pessoa com necessidades educacionais especiais e sua inclus√£o no ensino regular.

CARGA HOR√ĀRIA: ¬†¬†640h¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† C√ďDIGO NO MEC¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† 20.454

COD

DISCIPLINA

01

Did√°tica do Ensino Superior

02

Metodologia da Pesquisa Científica

03

Fundamentos Filosóficos, Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil

04

Bases Pedagógicas e Científicas da Educação Inclusiva Especial (Deficiência Auditiva, Visual e Intelectual)

05

Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências

06

Aspectos Sociais, Familiares e Escolares de alunos com Necessidades de Educação Especial

07

Transtorno Global do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista

08

Deficiência Intelectual

09

Jogos e Brincadeiras com recursos facilitadores do desenvolvimento de pessoas com Deficiência Intelectual

10

Altas Habilidades e Superdotação   

11

Deficiência Física   

12

Comunicação e Linguagem   

13

Recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva

14

Defici√™ncia M√ļltipla e Surdo cegueira

15

Estimula√ß√£o Essencial na Inf√Ęncia

16

Pr√°ticas Orientadas

APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT).




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RECONHECIMENTO: Portaria MEC n0 1005 de 17/05/2001 PUBLICAÇÃO: DOU de 22/05/2001