Pós-Graduação em Educação


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GESTÃO ESCOLAR

PÚBLICO ALVO: O curso destina-se aos diversos profissionais da Educação, licenciados, com ou sem formação em Pedagogia, e habilita seus pós-graduados a candidatar-se aos cargos de Especialista em Educação, Direção, Supervisão e Coordenação em Escolas da rede particular e pública, nos termos da Deliberação CEE nº 53/2005 e em atendimento ao disposto no Art. 64 da LDB 9394/96.

OBJETIVO: Desenvolver uma gestão no âmbito escolar em suas dimensões: administrativa, financeira e pedagógica; debater, interpretar e analisar desafios, possibilitando a ampliação de ideias, novas experiências de gestão democrática no espaço escolar, tornando a comunidade como parte integrante do contexto educacional.

CARGA HORÁRIA: 1.040 HORAS                                                      CÓDIGO NO MEC    50.654

210 horas

Conteúdo

Disciplinas

Conteúdos de Gestão da Escola, da Função Social e das Políticas para a Educação, numa perspectiva Histórico-Político-Social

1.Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional

2. História da Educação

3.Escola e Sociedade

4. Metodologia Científica

5.História Política e Sociedade

6. Profissão Docente

7. Políticas Públicas em Educação

210 horas

Conteúdos de Currículo e Avaliação, tendo em vista a elaboração e a implementação do projeto pedagógico da escola

8. Novas Concepções Educacionais

9. Avaliação da Educação e da Aprendizagem

10.Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos

11. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico

12. Avaliação Institucional

13. Educação Inclusiva I

14. Educação Inclusiva II

210 horas

Conteúdos de Gestão da Organização Escolar nas Dimensões Humana e Gerencial, incluindo Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação

15. Gestão Educacional: Direção

16. Gestão Educacional: Coordenação

17. Gestão Educacional: Supervisão

18. Gestão e Organização Escolar

19. Gestão de Pessoas

20. Gestão de Sistemas Educacionais

21. Tecnologia da Comunicação e da Informação na Educação

210 horas

Orientação Escolar aos Alunos e Orientação para o Trabalho

22. Metodologia da Pesquisa em Gestão Educacional

23. Pesquisa e Educação

24. Seminários sobre Práticas de Gestão Escolar

25.Supervisão e Elaboração de Relatório de Estágio e Monografia

 

 

Estágio Supervisionado 

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos poderá ser prática ou teórica, de acordo com o estabelecido pelo professor e de acordo com as características de cada disciplina; por meio de critérios constantes em seu plano de curso: 75% de presença mínima nas aulas e conceito mínimo 7,0 sete inteiros para obtenção de cada credito. Será exigida a apresentação do Trabalho de Conclusão ao final do Curso para certificação do aluno, e poderá ser feita em grupo de até 3 (três) alunos e ser entregue até 180 (cento e oitenta) dias após a data de Conclusão do Curso.

 




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RECONHECIMENTO: Portaria MEC n0 1005 de 17/05/2001 PUBLICAÇÃO: DOU de 22/05/2001